sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Anel solitário e seu significado

Você sabe por que anéis de compromisso são colocados no dedo anular da mão esquerda? É porque, segundo a tradição egípcia, a veia do amor (vena amoris) corre diretamente do dedo anular para o coração. 
Uma das formas mais lindas de assumir noivado é presentear a amada com o anel solitário. Mas afinal, quando começou esta história de 'anel soliário'? Começou em 1477, com o arquiduque Maximiliano, da Áustria. O nosso querido cologa estava inebriado de amores pela moçoila Maria de Borgonha e para provar o seu amor, pediu que encontrassem o diamante mais puro, independente do tamanho. O arquideuque pediu que este diamante fosse cravado em uma armação simples e lisa, dando ênfase somente ao brilhante. O belo mimo foi dado à Maria de Borgoha no dia do noivado. Segundo o colega arquiduque Maximiliano, este anel significava que o amor deles seria único puro e eterno.
Até aí tudo lindo. Mas, o que tem o bendito diamante? Por que virou símbolo de amor? A analogia feita combina perfeitamente com as características do diamante: ele é único, pois não existem dois diamantes iguais. É puro¹, por causa de sua transparência, e é eterno, pois nunca se desgasta.

Além de ser presente símbolo de amor, atualmente também serve de presente para debutantes. Embora não seja o presente ideal, se levarmos em consideração o simbolismo real da peça.

Outra mudança que ocorreu com o passar do tempo: a anel solitário adquiriu novas formas. É comum encontramos solitários com a pedra quadrada, com outras pedras menores ao redor da armação e com armações mais elaboradas.
Muitas joalherias fazem up grade de brilhantes. Por isso, se o seu noivo lhe der um solitário pequeno, vá até a loja e tente aumentar o tamanho do brilhante... Afinal, se o amor aumenta, por que não aumentar o brilhante???

Brincadeiras a parte, não importa o tamanho material da jóia. O que importa é a intenção e o amor que leva a decisão de dividir a vida até que a morte os separe.

NOTAS

¹ Apesar de ser transparente, o diamante pode não ser puro. Alguns diamantes possuem pequenas inclusões que só podem ser vistas com lupas e afins. Além disso, em alguns casos há presença de cor na pedra (amarelo).

² Um site que explica de forma mais detalhada como é medida a pureza do brilhante: <http://www.diamantes.com.br/mais_pureza.php>.  Quanto mais puro, mais caro é o diamante!



                                                  Solitário clássico


 Solitário com armação diferente


                                        Solitário com armação diferente




                            Solitário com design diferente (pedras ao redor)



terça-feira, 2 de agosto de 2011

Pedras preciosas

Este post é uma visão geral sobre um mundo precioso, que atrai as mulheres: as pedras preciosas. Existem muitos tipos de pedras. Neste post, vou apresentar o brilhante (lapidação do diamante); o rubi; a esmeralda; a safira e a minha pedra preferida: a ametista.
Para começar, o diamante. Ele é feito de carbono puro e cristalizado sob altas pressões e temperaturas, o que explica o fato de que as pedras são extraídas de rochas vulcânicas. O brilhante é a substância mais dura produzida pela natureza (10 Mohs*). Suas cores variam de incolor, amarelo, vermelho, alaranjado, verde, azul, castanho e  preto. Um dos motivos que causa cobiça entre as mulheres, é o fato de que cada diamante é único, não existem dois diamantes iguais. As lapidações mais conhecidas do diamante são: o brilhante, gota, navete, baguete e coração
Outra pedra, tão cobiçada, quanto o diamante, é o rubi. Sua cor avermelhada provém do Crômio. Na escala Mohs, o rubi atinge a escala 9,0. O rubi é uma das quatro gemas mais valiosas, destacando-se principalmente as pedras vermelho-escuras, levemente púrpuras. 
A esmeralda possui em sua composição o berilo. Ela tem cor verde, em tom médio a escuro, devida à presença principalmente de cromo. Na escala Mohs, a esmeralda atinge a dureza 7,5 a 8,0. Quanto a forma, ela pode ser lapidada em um tipo facetado próprio, chamado de lapidação esmeralda, cuja mesa é retangular ou quadrada, com os cantos cortados. Pode ser lapidada também em cabuchão e pêra.

A safira, como o rubi, é uma variedade do mineral coríndon; quando vermelho, o coríndon é chamado de rubi; nos demais casos, e especialmente quando azul, é chamado de safira. A coloração pode variar do azul com tons violetas, rosa, alaranjada, dourada, cinza e incolor. Na escala Mohs, atinge dureza 9,0.

Uma variedade de quartzo de cor roxa, devida à presença de ferro como impureza: a ametista. Em caso de exposição excessiva ao sol, a pedra pode ter sua coloração enfraquecida. Na escala Mohs, atinge a dureza 7,0. Na lapidação, recomenda-se os estilos cabuchão, pêra ou brilhante.

Como uma aprendiz de bibliotecária que sou, minha pedra é ametista. E já que o assunto são as jóias, aproveito para apresentar-lhes a jóia do bibliotecário. O anel de grau do bibliotecário deve ser feito em ouro, tendo lateralmente os símbolos (lâmpada de Aladim e livro aberto) em platina para ficarem em relevo e a pedra ametista. A lâmpada de Aladim simboliza a perene vigília, a atividade intelectual; o árduo trabalho das especulações litero-científicas. Já o livro aberto, significa o oferecimento da educação e da cultura.
Independente da profissão, uma coisa é fato: todas as mulheres adorariam ter uma pedrinha destas adornando suas jóias. Não é?!

* Escala Mohs: quantifica a dureza dos minerais, isto é, a resistência que um determinado mineral oferece ao risco, ou seja, a retirada de partículas da sua superfície. Atribuiu valores de 1 a 10. (In: Wikipédia)
Adicional...

As pedras mais valiosas, em ordem de importância:

1ª Diamante
2ª Rubi
3ª Esmeralda
4ª Safira
5ª Ametista

Quer saber mais? Estes sites são bacanas:

1 - http://www.portaldasjoias.com.br/index.php?option=com_content&task=category&sectionid=1&id=24&Itemid=32

2 - http://www.estrelar13.com/poder_das_pedras.htmhttp://www.estrelar13.com/poder_das_pedras.htm

3 - http://www.tci.art.br/cor/efeito.htm

4 - http://www.ced.ufsc.br/bibliote/acb/simbolismo.html

                                                         Lapidação brilhante (clássico)

Lapidação navete (pedra: topázio azul)

                                                 Lapidação baguete (pedra: água marinha)



Lapidação gota (pedra: cristal)



Lapidação princess (pedra: diamante)



Lapidação coração (pedra: peridoto)



AS PEDRAS DESTE POST...

                                                      Diamante (lapidação brilhante)


                                                                               Rubi



                                                                          Esmeralda



                                                                            Safira


                                                                          Ametista

Exemplo de anel de Colação de Grau (Bibliotecário)




Uma explicação

Antes de publicar qualquer outra coisa, é necessário dar uma explicação.
O nome do blog mudou. Justamente por não ter uma tema fixo, o nome do blog passou a ser Aleatoriedade.

É isso. As publicações AINDA vão ser aleatórias.

Valeu!