sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Anel solitário e seu significado

Você sabe por que anéis de compromisso são colocados no dedo anular da mão esquerda? É porque, segundo a tradição egípcia, a veia do amor (vena amoris) corre diretamente do dedo anular para o coração. 
Uma das formas mais lindas de assumir noivado é presentear a amada com o anel solitário. Mas afinal, quando começou esta história de 'anel soliário'? Começou em 1477, com o arquiduque Maximiliano, da Áustria. O nosso querido cologa estava inebriado de amores pela moçoila Maria de Borgonha e para provar o seu amor, pediu que encontrassem o diamante mais puro, independente do tamanho. O arquideuque pediu que este diamante fosse cravado em uma armação simples e lisa, dando ênfase somente ao brilhante. O belo mimo foi dado à Maria de Borgoha no dia do noivado. Segundo o colega arquiduque Maximiliano, este anel significava que o amor deles seria único puro e eterno.
Até aí tudo lindo. Mas, o que tem o bendito diamante? Por que virou símbolo de amor? A analogia feita combina perfeitamente com as características do diamante: ele é único, pois não existem dois diamantes iguais. É puro¹, por causa de sua transparência, e é eterno, pois nunca se desgasta.

Além de ser presente símbolo de amor, atualmente também serve de presente para debutantes. Embora não seja o presente ideal, se levarmos em consideração o simbolismo real da peça.

Outra mudança que ocorreu com o passar do tempo: a anel solitário adquiriu novas formas. É comum encontramos solitários com a pedra quadrada, com outras pedras menores ao redor da armação e com armações mais elaboradas.
Muitas joalherias fazem up grade de brilhantes. Por isso, se o seu noivo lhe der um solitário pequeno, vá até a loja e tente aumentar o tamanho do brilhante... Afinal, se o amor aumenta, por que não aumentar o brilhante???

Brincadeiras a parte, não importa o tamanho material da jóia. O que importa é a intenção e o amor que leva a decisão de dividir a vida até que a morte os separe.

NOTAS

¹ Apesar de ser transparente, o diamante pode não ser puro. Alguns diamantes possuem pequenas inclusões que só podem ser vistas com lupas e afins. Além disso, em alguns casos há presença de cor na pedra (amarelo).

² Um site que explica de forma mais detalhada como é medida a pureza do brilhante: <http://www.diamantes.com.br/mais_pureza.php>.  Quanto mais puro, mais caro é o diamante!



                                                  Solitário clássico


 Solitário com armação diferente


                                        Solitário com armação diferente




                            Solitário com design diferente (pedras ao redor)



Um comentário:

  1. meu ex marido me deu um solitário no dia dos namorados em 1997 desde este dia nunca mais o tirei do dedo

    ResponderExcluir