quarta-feira, 20 de julho de 2011

As corujas


Estava pensando na história de Atenas (ou Palas Atena), a deusa grega da sabedoria e outras coisas mais.
Dentre os vários feitos da deusa, a mitologia relata que Atenas transformou Mérope em uma coruja por ela ter ridicularizado os olhos cinzentos da deusa e zombado dos outros deuses¹.  Para salvar Niktimene do estupro eminente, a deusa transformou-a em coruja e a tomou como seu animal simbólico².
A coruja é o símbolo de sabedoria e isso se deva a sua ligação com deusa Atena.
Na biblioteconomia aprendemos a ter a visão de coruja, que atinge 270º para ambos os lados. Significa que devemos expandir nossos horizontes para além do que os olhos vêem e sempre observar o mundo ao redor.
Apesar de toda esta poesia, quem nunca correu de uma coruja? Sim, eu tenho medo de coruja. Os mais antigos diziam que as corujas previam a chegada da morte com o seu piar. Outros ainda alertavam as crianças a não olharem para os olhos delas, pois possivelmente as corujas comeriam seus olhos. Graças a boa e velha biologia, sabe-se que as corujas se alimentam de pequenos insetos e roedores.
E há ainda um outro tipo de coruja: a mãe. Esta todo mundo conhece. Esperta, sabe quando o (a) filho (a) está aprontando alguma, sabe quando vai chover, fazer frio, sabe quando seu (sua) eterno (a) bebê está com problemas. Sabe esperar o momento certo pra conversar, brigar... A coruja que realmente não dorme à noite enquanto o filho não chega da balada, que briga com unhas e "bico" (dentes) para defender a prole...
Bom, as corujas são animais intrigantes e também espertos. Sua participação na cadeia alimentar é importantíssima. Sua arma de defesa, sem dúvida é feroz e, com certeza, é um animal inteligente. Convenhamos que há certa semelhança com a deusa Atenas. Inclusive, no que diz respeito a sua beleza.

NOTAS
¹ Informação retirada do site Wikipédia
² Idem
³ Fotos retiradas do Google Imagens
 







Um comentário: